NG Elétrica

Contatores “zumbis”

F3949762-01Na área de comandos elétricos, os contatores são uns dos principais componentes, uma vez que atuam em conjunto com diversos outros elementos. Uma vez que são compostos por vários contatos acionados por eletroímãs, em motores, tais contatos permitem o fluxo de altas correntes através de controles remotos e botões.

Defeitos, tais como: queima de bobinas, sobreaquecimento de contatos, isolamento deficiente, desgaste excessivo, rompimento do anel de retardamento, etc., podem ocorrer nesses contatores.

Quando acontece de um sinal sonoro (zumbido) ocorrer como resultado da trepidação dos componentes do contator, temos uma situação conhecida como contator zumbi. Embora um barulho possa não parecer algo sério, no caso de contatores zumbi, tal barulho pode comprometer o funcionamento de todo um sistema. Vamos conhecer agora alguns erros que podem provocar esse barulho.

Corpo estranho dentro do entreferro

Geralmente alguma sujeira que impede o contato total entre os semi núcleos, gerando trepidação e, consequentemente, o zumbido. A solução aqui é abrir o equipamento e efetuar a limpeza.

Rompimento do anel do circuito

O anel do circuito faz com que as lâminas dos semi núcleos fiquem fixas. Em caso de rompimento do anel, as lâminas se chocam e provocam o barulho.

Tensão e frequência elétrica incorretas

Tensão ou frequência abaixo do “necessário” ou bobina do contator com frequência diferente da fonte de alimentação, farão com que o zumbido apareça.

Oxidação do núcleo do equipamento

A oxidação pode ocorrer quando o contator fica muito tempo sem ser usado, portanto a recomendação é de que esteja sempre em uso para que a deterioração seja evitada.

Queda de tensão na partida do motor elétrico

Identificar essa causa dependerá da análise das demais e aí não tem jeito… o profissional responsável precisa ser capaz de identificar o problema.

Fonte: Sala de elétrica

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *