NG Elétrica

Motores de corrente alternada (parte 1/2)

motor-8653__340Geralmente não percebemos, mas os motores elétricos estão em toda parte, em diversos dispositivos, sejam eles domésticos, comerciais ou industriais. Vejamos alguns exemplos de onde podemos encontrar motores elétricos: furadeiras, tornos, estreitas rolantes, máquinas de cortar cabelo, micro-ondas, geladeiras, computadores, drones, etc.

Os principais tipos de motores elétricos são os de corrente contínua e o de corrente alternada. Nesse artigo falaremos sobre alguns tipos relacionados aos motores de corrente alternada.

Antes de falarmos sobre os tipos especificamente, é preciso lembrar que a principal função dos motores elétricos é transformar a energia elétrica em energia mecânica. Vamos agora aos modelos. Hoje falaremos sobre os monofásicos e trifásicos e no próximo artigo sobre os síncronos e assíncronos.

Motores de corrente alternada: monofásicos

São os alimentados apenas por um condutor de fase e geralmente são usados quando não há uma rede trifásica disponível. Por esse motivo são mais usados para fins domésticos e comerciais. Na indústria aparecem em poucas situações.

Esses motores estão presentes em aspiradores de pó, ventiladores, máquinas de lavar, geladeiras, etc. Como esse tipo de motor não consegue dar partida por conta própria, precisam de um capacitor como componente auxiliar para que que a partida aconteça.

Motores de corrente alternada: Trifásicos

Também conhecido como motor de indução, é o mais utilizado por motivos como: baixo custo de manutenção, montagem, fabricação e simplicidade, principalmente em relação aos motores de corrente contínua.

Motores de corrente alternada trifásicos são facilmente encontrados nas indústrias em aplicações como: tornos, fresas, esteiras rolantes, etc.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *