NG Elétrica

Aprenda a dobrar eletroduto para que passe em caixas de luz

Aprenda a dobrar eletroduto para que passe em caixas de luzDe acordo com a NEC (National Electrical Code – Norma Reguladora de Equipamentos Elétricos), pertencente aos Estados Unidos, está determinado que os fios da energia elétrica têm que passar por dentro dos eletrodutos, ainda que eles estejam expostos ou nas paredes.

São quatro tipos: de metal flexível, rígidos com rosca, os de metal com parede fina e os plásticos. Desses os mais usados em obras residenciais são os de parede fina. Aprenda a dobrá-los:

  1. Meça da caixa de luz até a quina, dentro de um ângulo de 90° no lugar em que o eletroduto será dobrado. No caso de usar um eletroduto de ½”, tire então um pedaço de 12,5 centímetros. Se você optar pelos de ¾”, tire então um pedaço de 15 centímetros, porém no caso de usar os que tem 1”, o ideal é cortar uma parte com 20 centímetros. Por exemplo, para uma medida de caixa de luz com a quina tem 50 centímetros de comprimento e o eletroduto é de ½”, então subtraia 12,5 dos 50 centímetros que você terá um total de 37,5 centímetros. Faça uma marca no eletroduto quando chegar a altura de 38 centímetros ao medi-lo.
  2. Coloque então o pedaço de eletroduto com ½” no curvador de conduíte, que está do lado que tem gancho. Alinhe a seta que está desenhada no curvador com a marca que fez no eletroduto. Você pode notar os graus feitos na lateral da ferramenta. Coloque então o pé no apoio adequado, puxando o eletroduto devagarzinho até atingir a marca dos 90° que está desenhada no curvador. Puxe bem devagar para que o eletroduto não desforme.
  3. Agora é só passar o eletroduto dentro do conector da caixa de luz, segurando-o dobrado onde você vai querer que ele conecta, assim como numa outra caixa de luz. Marque o eletroduto para que ele entre a 1,3 centímetro, aproximadamente, no conector da próxima caixa de luz. Após é só tirá-lo da primeira caixa e cortá-lo na marca, usando a serra tico-tico.
  4. Coloque-o dentro dos conectores das caixas de luz, apertando os parafusos dos eletrodutos. Fixe então braçadeiras para os tubos de 20 centímetros após as saídas das caixas de luz e para cada 1,2m a partir desse ponto para frente.

Fonte: Imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *