NG Elétrica

Perigos que um disjuntor antigo oferece

Perigos que um disjuntor antigo ofereceUsar um disjuntor antigo é um risco enorme para a sua casa ou ambiente de trabalho, pois isso pode causar um sério problema de segurança, já que os sistemas elétricos se tornam ultrapassados e muito perigosos depois de ser usado por 30 ou 40 anos.

O uso de disjuntor velho acrescenta vários perigos, onde o mais grave dentre todos eles é a maior chance de um incêndio elétrico.

– Picos de energia

A possibilidade de ocorrer picos de energia é um sério problema ocasionado pelo uso de disjuntor antigo. No caso de um circuito defeituoso acontecer, o equipamento antigo não conseguirá lidar com a eletricidade de forma correta, acabando por enviar picos de tensão aos dispositivos elétricos que estão na tomada, danificando os aparelhos.

– Disjuntor desarmado

É importante lembrar que atualmente usamos mais energia do que em décadas atrás. As casas modernas estão sendo construídas com máximo de capacidade da corrente elétrica de 200 ampères, porém as casas mais antigas, com 50 anos, foram equipadas para lidar apenas com 60 ampère.

Essa é uma diferença que pode desarmar os disjuntores da residência e fazer com que ela fique parcialmente ou totalmente sem energia elétrica. Vale frisar que o disjuntor que costuma desarmar sempre está indicando que existe um circuito que está sobrecarregado, usando mais potência do que pode.

– Incêndios elétricos

Ter um disjuntor antigo é correr o risco de um incêndio elétrico. Os incêndios podem ocorrer quando um disjuntor fica sobrecarregado e assim ele pode não desarmar, entrando então em curto circuito e pegando fogo. Pelo fato de que esses incêndios começam no circuito ou mesmo na fiação interna da residência, eles podem até mesmo nem sequer ser notados pelos moradores, pelo menos até que algum dano mais grave ocorra.

Fique de olho e evite problemas com seu disjuntor.

Fonte: Imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *