NG Elétrica

Organizando fios e cabos (parte 1/2)

downloadVocê certamente concordará que fios e cabos ainda são um “tormento” quando pensamos em organização seja am casas, comércio ou indústria. É claro que já vivemos em um mundo que podemos chamar, em parte, de sem fio. Esse “comportamento sem fio” já é parte do nosso cotidiano quando vemos o modo como os nossos computadores e aparelhos móveis à internet.

Por outro lado, quando olhamos ao nosso redor, ainda encontramos muitos fios nos eletrodomésticos e eletroeletrônicos que fazem parte do nosso dia a dia. Encontramos fios para todos os lados, sabemos da utilidade deles, afinal de contas, sem eles esses aparelhos simplesmente não funcionam, mas precisamos e, certamente, queremos organiza-los para que todo o ambiente ganhe uma melhor aparência.

Para nos ajudar nessa tarefa temos as seguintes opções: organizador espiral, eletrodutos de sobrepor, caneletas e fixadores de fios. Hoje falaremos sobre os dois primeiros (organizador espiral e eletrodutos de sobrepor).

Antes de falarmos sobre eles, vamos lembrar rapidamente basicamente que organizar fios e cabos significa juntá-los e esconde-los.

Organizador espiral

Esse tipo de organizador é bem conhecido de todos nós, podemos encontra-los em diversos ambientes, principalmente naqueles em que inevitavelmente os fios ficariam expostos. A utilização dos mesmos é bem simples, bastando apenas envolver os fios a partir de uma ponta do espiral e ir enrolando os mesmos até que o espiral acabe.

Eletrodutos de sobrepor

Ao contrário dos eletrodutos de embutir, esses ficam instalados por fora das paredes e podem ser retirados sempre que for necessário, sem que haja a necessidade de quebra das paredes. Assim como os embutidos, os eletrodutos de sobrepor oferecem proteção contra intempéries (condições desfavoráveis que os fios podem sofrer quando estão expostos).

Para a utilização desses eletrodutos, basta fixar as abraçadeiras, abrir a trava das mesmas e realizar o encaixe do eletroduto.

Até o próximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *