NG Elétrica

Organizando fios e cabos (parte 2/2)

downloadEm nosso primeiro artigo sobre como organizar fios e cabos falamos sobre o organizador espiral e o eletroduto de sobrepor. Hoje será a vez das canaletas e dos fixadores de fios.

Canaletas

Embora parecidas com os eletrodutos de sobrepor, além do quesito beleza, uma vez que podemos encontra-las em várias cores, as canaletas ainda oferecem acoplamentos de tomadas (inclusive RJ45) e interruptores.

As canaletas são basicamente de dois tipos: lisas e de recorte. As lisas são usadas para o acabamento de cabos expostos e as de recorte servem mais aos painéis de controle, comando, automação industrial e etc. Uma canaleta é basicamente composta de duas partes, uma que “esconde” os fios e outra que é fixada às superfícies. A parte de fixação algumas vezes vem com fita dupla face.

Fixadores de fios

Certamente esse é o meio mais simples para a organização de cabos. Os fixadores se parecem com pulseiras através dos quais os cabos são passados. Uma outra parte é responsável pela fixação dos mesmos às superfícies. Uma outra vantagem dos fixadores é o tamanho, uma vez que sendo muito pequenos, nos permitem utiliza-los nos locais mais apertados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *