• André Habib

5 informações básicas sobre eletricidade


A eletricidade é tão importante que só nos damos conta disso quando ela se acaba e, no que respeito ao que é a eletricidade realmente e quais elementos delas fazem parte, a maioria de nós não fez nem ideia.

Sabendo disso, resolvemos nesse artigo falar sobre 5 tópicos de bastante importância relacionados a eletricidade.

A diferença entre AC e DC

DC é o acrônimo para corrente direta e AC para corrente alternada. A corrente direta é também chamada de corrente contínua ou corrente de sentido e valor únicos. Exemplos de dispositivos com esse tipo de corrente são as pilhas e as baterias. Na corrente alternada o valor e o sentido são variáveis. O exemplo mais clássico desse tipo de corrente está na energia elétrica usada em nossas próprias casas.

O que é KWh?

É o acrônimo para quilo watt hora que nada mais é que a quantidade de energia gasta por qualquer aparelho no período de uma hora. Para se chegar a esse valor, multiplicamos a potência do aparelho pelo tempo funcionamento.

Quais aparelhos consomem mais energia elétrica?

Geralmente aqueles que transformam energia em calor, como o ferro elétrico e o chuveiro. Na lavanderia e na cozinha esses “títulos” ficam para o cooktop e a geladeira.

Algumas medidas para a economia de energia são:

– Acumule as roupas para que sejam passadas de uma só vez;

– Troque as lâmpadas por modelos mais econômicos (atualmente o consumo de lâmpadas de LED tem crescido muito por serem bem mais econômicas e durarem mais que as fluorescentes);

– Use o chuveiro na posição “inverno” apenas quando for realmente necessário;

– Feche portas e janelas ao usar o ar condicionado e mantenha sempre limpos os filtros do mesmo;

– Evite deixar Tvs e computadores em estado de “stand by”, etc;

Como e energia é gerada?

No Brasil, cerca de 95% da energia elétrica é gerada por usinas hidroelétricas. Outras fontes bem menos utilizadas são as usinas termoelétricas e as nucleares.

Quais países consomem mais energia?

Os maiores consumidores de energia do nosso planeta são os Estados Unidos e a China que juntos consomem 40% do total de energia de todo o mundo.

0 visualização