Aprenda a fazer a fiação em um galpão


Passo a passo para a fiação de um galpão

  1. Consulte um inspetor para os requisitos ao fazer a fiação do seu galpão e verifique também as normas locais. Faça a conexão do galpão com a fonte principal de energia da sua residência.

  2. Alugue uma escavadeira e com ela faça uma valeta que vai da sua casa até ao galpão, com uns 45 a 60 centímetros de profundidade.

  3. Coloque os eletrodutos e um cabo subterrâneo calibre 4 ou 6 por meio dele na valeta. Instale a caixa de junção na sua casa e uma no galpão, ligando o cabo subterrâneo no interior de cada caixa de junção. Para isso, use cortadores de fios, desencapador de fios e chave de fenda.

  4. Ligue o fio preto no terminal do disjuntor, o fio terra e o fio branco na barra do fio neutro, ao parafuso da barra de aterramento. Encha a valeta no caso de ter energia ligada com a caixa de junção do galpão.

  5. Faça os furos nas vigas com broca de eletricista e certifique-se de fazer os furos no teto para qualquer fio que precisar no galpão. Monte as caixas para as tomadas e os interruptores. Consulte as normas locais para obter mais detalhes.

  6. Pegue o cabo e retire o revestimento externo com o desencapador de fios, desencapando as pontas dos fios branco, preto e verde. Prenda o fio preto em um parafuso dourado e o branco no parafuso prateado. O fio terra (verde) deve ser conectado ao parafuso verde. Coloque a tampa da tomada.

  7. Ligue a energia e veja se cada interruptor, tomada e os equipamentos funcionam corretamente.

1 visualização