top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Aprenda a instalar mais de uma luminária no mesmo interruptor


Em busca de comodidade e acesso a tecnologias que simplificam a nossa rotina, muitas pessoas procuram enxergar, nos diferentes tipos de iluminação presentes na sua casa ou empresa, uma mesma solução: o mesmo interruptor. E os empreiteiros caseiros e de primeira viagem não precisam se descabelar, pois o processo é menos difícil do que aparenta, à primeira vista. Basta seguir o passo a passo que preparamos. Dessa forma, o seu empreendimento ou lar vai estar tão objetivo e funcional como você queria.

Passo a passo para instalar mais de uma luminária no mesmo interruptor

  1. É necessário adquirir os cabos e ferramentas. As luminárias ficam melhores em cabos 12, com circuito de 120 V. Já o interruptor, em cabos 12/2 ou 12/3.

  2. Separe cada luminária escolhida para dividir o interruptor e desenhe diagramas, buscando o caminho mais reto e curto entre as ligações, para facilitar o trabalho.

  3. Instale a caixa de passagem, que é capaz de juntar todas as conexões de que você precisa.

  4. Opte pela instalação em um circuito previamente instalado, e tome cuidado para que não ultrapasse o limite de 15 cargas no circuito – sendo cada luminária e interruptor uma carga diferente.

  5. Ligue o fio à luminária e deixe uma média de 30 cm de sobra, na caixa de passagem. Repita o processo em todas as luminárias.

  6. Exponha o cobre de cada fio, descascando 1,90 cm de cada um.

  7. Crie tranças com a sobra deixada de cada fio para completar o circuito de cada tomada.

  8. Utilize um conector de emendas e mantenha os fios da mesma cor juntos, prendendo-os.

  9. Agora, tire as tranças e coloque-as junto dos fios de mesma cor e, em seguida, fixe a luminária na caixa de passagem.

  10. Por fim, leve o fio da última luminária à caixa de passagem, conecte-os ao interruptor e parafuse os fios com firmeza.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page