• André Habib

As fontes de energia elétrica


Hidráulica

A grande quantidade de rios existentes no Brasil permite que a energia hidráulica seja a mais utilizada em todo o país. A responsabilidade de produção de energia elétrica fica com as usinas hidrelétricas que transformam a energia potencial da água em energia cinética e, em seguida, em energia elétrica. Embora seja uma fonte de energia renovável, impactos ambientais são gerados por causa da construção de represas.

Solar

É o tipo de energia produzida a partir da captação da radiação solar através de placas solares que a convertem em calor ou eletricidade. Embora seja um tipo de energia completamente limpa (que não gera impactos ao meio ambiente) e esteja se tornando uma ótima opção em muitos países, ainda possui alto custo de instalação.

Eólica

Embora seja uma fonte de energia limpa e inesgotável, ainda é pouco utilizada. A geração de energia elétrica se dá a partir do movimento de hélices gigantes que são estrategicamente instaladas em grandes áreas abertas.

Biomassa

É o tipo de energia que provem da decomposição de matéria orgânica, tal como: lenha, restos de alimentos, esterco, cana de açúcar, etc. Com baixo custo de produção, a geração de energia elétrica acontece a partir do processamento dessa matéria em usinas especiais.

Nuclear

O urânio é um elemento químico da natureza que possui enorme quantidade de energia, principalmente quando é desintegrado (dividido). A grande desvantagem em relação a esse tipo de energia é a produção do chamado lixo nuclear, extremamente nocivo e poluente.

Geotérmica

Também pouco utilizada, tem origem no calor do magma da crosta terrestre que é de aproximadamente 5000°C. O calor é processado e transformado em energia elétrica também por usinas específicas.

Gravitacional ou das marés

Considerada por especialistas como a principal fonte de energia para o futuro, é gerada a partir do movimento das águas oceânicas de acordo com as marés. Possuem mecanismo bem parecido com o da energia hidrelétrica, com a diferença de que os reservatórios de água são construídos junto ao mar.

Fóssil

É a energia gerada através dos materiais orgânicos acumulados no subsolo terrestre or milhares de anos. E dela que provém o petróleo e derivados como a gasolina e o diesel usados, por exemplo, nos geradores de energia.

0 visualização