CLP – Programação gráfica


  1. Lista de instruções;

  2. Texto estruturado;

  3. Diagrama Ladder;

  4. Diagrama de blocos funcionais e;

  5. Sequenciamento de gráficos de funções.

Basicamente, a programação CLP é dividida entre a programação textual (linguagem de programação propriamente dita) e a programação gráfica que é usada para controlarmos layouts e suas respectivas funcionalidades. A partir de agora vamos conhecer um pouco sobre dois tipos de programação gráfica: programação Ladder e Diagrama de blocos.

Linguagem Ladder

É a linguagem mais comum utilizada na programação de CLPs. Está presente principalmente no controle lógico de relés e contatos elétricos diretamente associados a realização de circuitos de comandos. Recebeu o nome de Ladder por parecer uma escala na qual duas barras verticais e paralelas estão interligadas pelo conceito de lógica de controle. Mesmo para quem nunca teve contato com linguagens de programação, por ser de fácil entendimento e de funciomento dinâmico, a Ladder é uma excelente opção de aprendizado.

Diagrama de blocos

O Diagrama de Blocos Funcionais, do inglês Function Block Diagram, é outro tipo de linguagem gráfica, mas de utilização mais difundida na Europa. A FDB é indicada principalmente para os casos em que ocorram fluxo de informação entre os componentes de controle.

13 visualizações