Se você pretende mudar ou fazer a fiação da sua residência ou comércio para 220 volts, é preciso considerar como que a fiação está presa no maquinário, utensílio ou num outro equipamento. São diversos os equipamentos que precisam da fiação de 220 volts, porém antes de ligar qualquer aparelho na tomada o ideal é que você corte a energia.
220 volts para residências
Se você quer uma saída 220 volts em sua casa, é preciso trazer o fio 220 a partir do disjuntor até a saída 220. Os utensílios mais comuns de usar a voltagem 220 são as secadoras de roupas e os fogões, outros são importantes se atentar para não lhes causar danos. Uma fiação de 220 volts possui quatro fios diferentes, sendo um verde, vermelho, preto e branco. E cada um desses fios são recapados em um isolante colorido. Esses quatro fios possuem uma cobertura ou isolação externa, na cor preta ou branca. No caso do fio preto ele carrega 110 volts e é um fio quente, enquanto que o vermelho também é quente e carrega 110 volts. Os dois precisam estar juntos para disponibilizar 220 volts ao um utensílio. No fio branco, ele é neutro e completa o circuito elétrico. Já o verde é o fio terra, este protege de choques no caso de sobretensão de energia.
220 volts para comércio
Todas as fiações 220 volts precisam ser feitas dentro do eletroduto e este precisa sair a partir do disjuntor principal até que chega aos outros disjuntores e assim para o maquinário que precisa da saída 220. Esse equipamento terá um plugue de 220 volts de três ou quatro dentes e cada fio, incluindo o de 100 volts, precisará passar pelo eletroduto. Isso protegerá tanto a fiação quanto as pessoas que estão próximas à fonte de energia.
Comments