Como ler esquemas elétricos – Parte 1/2

Quando algo faz parte do nosso cotidiano, simplesmente deixamos de percebe-lo. Já citamos esse exemple algumas vezes aqui no blog, mas nunca é demais lembrar o qual a eletricidade é importante para o andamento do nosso dia a dia. Você já pensou que sem ela, certamente você não estaria lendo esse artigo? A maioria de nós não sabe e não pensa, por exemplo, em como a eletricidade chega em até a tomada das nossas casas, comércios, fábricas, etc. Simplesmente conectamos uma tomada a um plug e pronto, basta usufruir. Para que essa mágica aconteça, estruturas por onde passam os fios, cabos e outros componentes do processo foram montadas por profissionais da área, teoricamente através de de um esquema elétrico. Esquemas elétricos então são como mapas que usamos para encontrar “tesouros”. Nas indústrias, todo esse “emaranhado” é muito mais complexo e, por isso, é fundamental que os profissionais da área elétrica saibam ler esquemas elétricos e é justamente para dar algumas dicas sobre esse assunto que servirá esse nosso artigo.

Dica 1

Essa primeira dica está relacionada a ideia de que você deve conhecer os símbolos literais que são parte do seu esquema elétrico. Em nosso blog há dois artigos que poderão ajudá-lo no conhecimento desses símbolos:

  1. Os 10 principais símbolos em diagramas elétricos – Parte 1/2;

  2. Os 10 principais símbolos em diagramas elétricos – Parte 2/2;

Símbolos literais nada mais são que letras que representam os diversos componentes. A tabela abaixo deixará essa explicação mais clara:

4 visualizações