• André Habib

Como maximizar a vida útil da bateria de um nobreak


Local de instalação

O ideal que locais próximos a janelas que permaneçam abertas ou áreas com alto nível de umidade sejam evitados, assim como locais com muita poeira ou emissão de vapores corrosivos. A fim de oferecer circulação de ar no interior do nobreak, evitando assim o aquecimento excessivo, recomenda-se que as aberturas para ventilação nas partes dianteira, lateral e traseira não sejam bloqueadas.

Temperatura ambiente

Entre 11°C e 38°C é a temperatura de funcionamento recomendada para a maioria dos nobreak. Temperaturas elevadas afetarão consideravelmente a vida útil da bateria e nas situações em que a temperatura chegar 10°C acima dos 25°C, de 50% será a redução da vida útil da bateria.

Ciclo

Pode parecer obvio (e é), mas o tempo de vida das baterias de nobrek usados em locais onde as quedas de energia são constantes, são os mais comprometidos. Isso acontece em consequência das constantes descargas as quais os nobreak são submetidos sempre que a energia “cai”, mas essa é a função desse equipamento. Em alguns equipamentos é possível regular a sensibilidade para as quedas de tensão e outros fatores responsáveis pelo consumo de bateria.

Descarga da bateria

O ideal que evitemos deixar um no-break desligado por mais de 90 dias porque baterias perdem carga mesmo não sendo utilizadas. No caso de descargas completas, as baterias devem ser recarregadas o mais rápido possível e nessa situação específica, evite deixar o equipamento desligado por mais de 5 dias. Fonte: Voltimum

0 visualização