top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Como usar eletrodutos e proteger a fiação?


O eletroduto tem como sua função ser o percurso por onde os fios e cabos irão ser instalados para que eles interliguem os componentes elétricos de uma instalação. Como objetivo principal, ele protege os condutores elétricos contra influências externas, como choques mecânicos, por exemplo. Em alguns casos, ele pode proteger o meio ambiente em relação a perigos de incêndio e explosão, que são resultantes de faltas que envolvem condutores e que serve como condutor de proteção. Sendo classificado em metálicos ou isolantes e ainda magnéticos ou não magnéticos, classificam-se em curváveis, rígidos, transversalmente elásticos e flexíveis. Os eletrodutos e conduítes se encontram em duas versões, sendo: rígidos ou flexíveis, plásticos ou metálicos. No caso dos rígidos, eles são indicados para superfície concretada e lajes. Na maioria das instalações, os eletrodutos mais usados são os tipos flexíveis, pois são mais fáceis de instalar, mas é preciso evitar executar curvas com ângulos mais fechados, pois estes podem impedir a passagem de cabos e fios. O PVC é mais utilizado na fabricação de eletrodutos flexíveis e rígidos e possui propriedades de isolação elétrica, termina e também à umidade. Sem contar que e um material antichama quando ele é formulado de forma mais adequada.

Informações úteis

Para os eletrodutos devem ser instalados apenas condutores isolados, cabos multipolares ou unipolares. Os acessórios de ligação e dimensões internas dos eletrodutos precisam permitir instalar e também retirar de forma mais fácil os condutores e os cabos depois de instalar os eletrodutos e seus acessórios. Então é preciso que:

  1. Taxa máxima de ocupação da área da seção transversal dos eletrodutos não fique superior a:

– 31% no caso de 2 condutores ou cabos; – 40% no caso de 3 condutores ou cabos; – 53% no caso de um condutor ou cabo.

  1. Não existam trechos contínuos retilíneos com tubulação maiores do que 15 metros e ainda nos trechos que possuem curvas essa distância seja reduzida para 3 metros em cada curva de 90°.

Fonte: Imagem

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page