Os operadores de máquinas são responsáveis em lidar com as máquinas que fazem os produtos que são vendidos para os consumidores, como é o que acontece em automação industrial, por exemplo. São pessoas que trabalham envolvidas em todos os setores para fazer a detecção de problemas, fazendo consertos rápidos a fim de manter as operações diárias. Quando implementam a manutenção preventiva, eles mantêm as máquinas trabalhando perfeitamente para que não corram o risco de passar por paralisações nos equipamentos, pois isso interromperia as linhas de produção. Os operadores de máquinas são colaboradores que trabalham com diversos equipamentos, como aplainadoras e furadeiras. As máquinas com que trabalham são para metais, plásticos e vidros.
Como verificar a manutenção preventiva das máquinas
Siga o passo a passo para fazer uma boa manutenção nas máquinas:
Você precisa criar uma lista de verificação de manutenção preventiva que seja relativa com todas as máquinas ao longo da sua linha de produção. É importante anotar cada tipo de máquina usada, bem com a sua função principal e as suas peças móveis, onde é possível ter acesso.
Faça a anotação de todas as peças que necessitam de manutenção normal em todos os tipos de máquinas, observando qual tipo de manutenção preventiva é apropriada para cada um dos equipamentos. Por exemplo, as máquinas hidráulicas precisam de mangueiras e de conexões verificadas e bem apertadas todos os dias, já os equipamentos que possuem abrasividade entre suas partes móveis precisam de lubrificação ideal num cronograma periódico.
Não se esqueça de consultar sempre o manual de instalação do fabricante, pois normalmente pode haver uma seção relativa ao passo a passo da manutenção do equipamento. Inclua uma lista para a verificação com segurança, que envolva a inspeção dos equipamentos com corrimãos, protetores e barras para que seja assegurado que as peças estejam em bom estado, garantindo a segurança do trabalhador.
Feito isso, é possível trabalhar com mais segurança e menos perdas.
Comments