Crie uma lista para manutenção preventiva dos operadores de máquinas


Como verificar a manutenção preventiva das máquinas

Siga o passo a passo para fazer uma boa manutenção nas máquinas:

  1. Você precisa criar uma lista de verificação de manutenção preventiva que seja relativa com todas as máquinas ao longo da sua linha de produção. É importante anotar cada tipo de máquina usada, bem com a sua função principal e as suas peças móveis, onde é possível ter acesso.

  2. Faça a anotação de todas as peças que necessitam de manutenção normal em todos os tipos de máquinas, observando qual tipo de manutenção preventiva é apropriada para cada um dos equipamentos. Por exemplo, as máquinas hidráulicas precisam de mangueiras e de conexões verificadas e bem apertadas todos os dias, já os equipamentos que possuem abrasividade entre suas partes móveis precisam de lubrificação ideal num cronograma periódico.

  3. Não se esqueça de consultar sempre o manual de instalação do fabricante, pois normalmente pode haver uma seção relativa ao passo a passo da manutenção do equipamento. Inclua uma lista para a verificação com segurança, que envolva a inspeção dos equipamentos com corrimãos, protetores e barras para que seja assegurado que as peças estejam em bom estado, garantindo a segurança do trabalhador.

Feito isso, é possível trabalhar com mais segurança e menos perdas.

2 visualizações