• André Habib

Dimensionamento dos fusíveis HH


O que considerar na escolha dos fusíveis HH para a proteção de transformadores de força?

É preciso considerar três pontos:

  1. O inrush

Partindo de um transformador para um pico de corrente que é gerado através da magnetização e se varia de acordo com a qualidade do ferro que será magnetizado, então é conhecido por inrush. Este pico não pode danificar o elemento fusível. Para que isso não aconteça, dimensionamos os fusíveis HH para fora dessa corrente.

  1. Jamais dimensione o fusível

Nunca dimensione o fusível até 5 vezes a corrente nominal do transformador, pois isso aumenta o tempo de fusão no caso de curto-circuito, principalmente em transformadores de alta impedância, acarretando em arcos de baixa energia. O tempo longo de desligamento poderá destruir o fusível quando ele não trabalha com um seccionador sobre carga.

  1. Caso um fusível queime, troque todos

Quando o fusível queimar, é fundamental que se troque os fusíveis nas três fases, pois em muitos casos dois fusíveis estavam presentes mas um só se rompeu totalmente e o outro se rompe parcialmente em questão de tempo. Então, um fusível é interrompido e o outro terá algumas passagens interrompidas. Isso vale em qualquer tipo de fusível. Fonte: Imagem

0 visualização