• André Habib

Em caso de enchente ou inundação, atente-se à parte elétrica


  1. Desligar todos seus equipamentos da tomada para que seja evitado um possível curto circuito assim que a energia retornar;

  2. Desligar todos os disjuntores no quadro de distribuição elétrica residencial;

  3. Caso haja necessidade, colocar os equipamentos elétricos em locais mais altos, assim você evitará que eles sofram danos.

Algumas recomendações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros: – Mantenha uma reserva de água potável e de alimentos prontos para um transporte imediato. – Coloque os documentos e outros papéis mais importantes em sacolas plásticas e guarde-os em local alto e seguro. – Recorra às autoridades locais em caso de enchente ou inundação, cumprindo as orientações dos agentes. No caso da rede elétrica ser desligada, ainda assim você precisa evitar subir em postes ou torres a fim de se proteger da inundação, afinal, a rede elétrica pode ser religada sem qualquer aviso prévio e você correrá o risco de acidentes graves.

E depois que passar a enchente?

Quando o nível da água retornar ao normal, não ligue o disjuntor sem efetuar uma vistoria e esperar secar totalmente as tomadas. Em casos mais especiais, os interruptores também seguem as mesmas recomendações se tiverem sido afetados pelo nível que chegou a água. Também é preciso vistoriar as tubulações com muita atenção para que não permaneçam com água em seu interior. E no caso de estarem nessa situação e não der para secar artificialmente, é melhor esperar para que sequem naturalmente, mesmo que se levem dias. Lembre-se que se as tubulações forem ligadas com água, poderá haver vazamento de corrente elétrica por meio das paredes úmidas, o que causa choques fortes e até mesmo óbito.

0 visualização