top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Evitando erros em instalações elétricas


Não importa em qual tensão elétrica ou voltagem (mesmo embora essa palavra seja a mais conhecida, tecnicamente ela não existe), choques elétricos são sempre perigosos. A prova disso é que, de acordo com dados da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), 627 mortes por choque elétrico ocorrem no ano de 2014. De acordo com a própria Abracopel, como estes números são obtidos através de pesquisas realizadas no Google usando as seguintes palavras-chave: choque elétrico, eletrocutado(a), eletropressão, curto circuito, incêndio, etc., ou seja, não existe nenhum lugar onde esses dados são registrados oficialmente e estima-se que o total real seja de quatro a cinco vezes maior que os 627 encontrados. Esses números servem para nos mostrar que, uma vez que formos negligentes com os cuidados, seja na escolha dos materiais a serem instalados, seja no trabalho de instalação em si, corremos todos o risco de sofrer acidentes. A seguir listamos alguns dos erros mais comuns em instalações elétricas, sendo eles potenciais causadores de acidentes.

Dimensionamento de fios e disjuntores:

o dimensionamento incorreto de condutores expõe a instalação a superaquecimento, o que pode acarretar derretimento da isolação e, finalmente em um curto-circuito;

Sobrecarga em disjuntores:

a utilização do mesmo disjuntor para dois circuitos que exijam circuitos diferentes, tais como: aparelho de ar-condicionado, torneiras elétricas e chuveiros elétricos. Por causa da alta potência desses aparelhos, é recomendado que os circuitos sejam separados para que a carga esteja balanceada.

Sobrecarga de utilização de tomadas:

não utilize os famosos “T” para ligar mais de um aparelho em tomadas. Prefira estabilizadores (aqueles que geralmente se usam em computadores), são muito mais seguros para esse tipo de uso.  Considere utilizar mais de uma tomada.

Troca de chuveiro:

na trocar de chuveiros, esteja atento para a potência que deve ser equivalente a sua instalação atual.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page