• André Habib

Os benefícios da automação industrial (parte 2/2)


4 – Segurança

Ao contrário do nós seres humanos, que por diversos motivos podemos comentar um erro durante a operação de uma máquina, num processo automatizado, o funcionamento dos equipamentos é todo planejado com antecedência para que os integrantes do processo funcionem na mais completa sintonia. A preocupação com a redução de acidentes é alta nos processos de automação e no Brasil é a norma regulamentadora NR-12 que deve ser seguida pelos fabricantes de equipamentos diversos, principalmente porque os mesmos serão fabricados para funcionar em ambientes de temperaturas extremas, locais onde há o risco de explosões, fundições, ambientes onde ocorrem processos químicos, etc.

5- Vantagem competitiva

Esse talvez seja o benefício mais obvio dentre os citados até agora, uma vez que um processo de automação, se bem planejado, pode fazer com que um mesmo grupo de equipamentos possa produzir diferentes produtos, assim como acontece, por exemplo, com uma linha de produção automotiva ou mesmo uma linha de produção de biscoitos sobre a qual falamos no primeiro artigo. Enquanto os concorrentes que não usam um processo automatizado “sofrem” para conseguir os melhores resultados usando processos manuais altamente sujeitos a erros, na automação basta uma programação inicial contendo todas as atividades de todos os equipamentos para que a produção aconteça com velocidade e eficiência, diminuindo muito as possibilidades de prejuízos.

6 – Precisão

A precisão é o benefício mais imediato da automação. Aliás, sem a precisão como resultado, automatizar não faria muito sentido. A precisão está em todas as partes do processo, no início quando tudo é programado em um sistema principal onde estão todos os dados, no meio, quando o sistema é capaz de detectar via sensores algo que por algum motivo esteja acontecendo de forma errada e, ao final, para garantir um produto perfeito.

7 – Monitoramento remoto

O monitoramento remoto diz respeito ao controle da automação a distância. As conexões de internet disponíveis em larga escala permitiram que esses controles ficassem muito mais facilitados ao longo dos anos assim como podemos, por exemplo, vigiar a nossa própria casa através de um smartphone, tablet ou computador com acesso a internet. Nos sistemas de automação há inclusive a possibilidade de mudança de comandos, ajustes, etc.

0 visualização