Os benefícios da automação nos processos da indústria madeireiras


optando pela implantação da automação industrial que certamente agilizará em muito o processo. A adoção de processos automatizados trás uma série de benefícios, os quais destacaremos a seguir.

Aumento de produtividade

A máquina, diferente do ser humano, pode repetir um trabalho inúmeras vezes com a mesma precisão. Por isso, acaba aumentando a produtividade e, consequentemente, a qualidade do resultado final. Ela também permite realizar um trabalho no menor tempo possível, evitando paradas e interrupções.

Melhora de qualidade

Por conta da precisão do trabalho executado, há um aumento da qualidade, reduzindo de erros e também das perdas de materiais.

Diminuição de riscos de acidentes

O corte manual da madeira pode envolver um sério risco do trabalhador se acidentar, por maior que seja o cuidado que ele tenha. Quando se automatiza o processo, essas “partes” arriscadas podem ser feitas por máquinas, sem que haja a necessidade de interferência das pessoas. Isso ajuda a preservar o bem-estar das pessoas envolvidas no processo.

Redução de custos

Trabalhar com uma máquina pode sair mais barato do que ter que contratar diversos funcionários para fazer o mesmo trabalho. Apesar de o investimento inicial ser bem maior, não há custos como salário, benefícios, entre outros. Além disso, existem máquinas que já são programadas para consumir o mínimo de energia.

Tornar a madeireira mais competitiva

Conseguir entregar o produto que o cliente espera, com uma qualidade elevada, dentro do prazo e com o melhor custo-benefício, fará com que sua madeireira se destaque perante as concorrentes.

1 visualização