É bem verdade o quanto de irritação que a padronização das tomadas, em conjunto com os diversos tipos de plugues de “velhos” e novos aparelhos nos trouxe e continua a nos trazer seja em residências, comércios e na indústria. Dificilmente você não deve ter aí por perto algum (ou alguns) aparelho que para que fosse corretamente ligado, não necessitasse de um adaptador, extensão, etc.
Embora ao final, depois de algumas combinações, tudo acabe sendo ligado, nesse artigo vamos chamar a atenção para a diferença entre as tomadas de 10 e 20 amperes. Para facilitar a sua compreensão e conexão entre o assunto e a vida real, dê uma olhada na imagem abaixo:
Observando a imagem, vemos claramente a diferença entre os diâmetros dos terminais (furos onde os plugues se encaixam) em cada caso. Na tomada de 10A, os orifícios possuem 4mm e nas de 20A, 4,8mm. Certamente você já deve ter lembrado de alguma situação na qual precisou ligar um determinado aparelho e o plugue simplesmente não encaixava. Certamente também você deve ter se perguntado o porque dessa diferença e se ela é realmente necessária. A resposta é: sim, essa diferença é realmente necessária. Isso acontece porque as tomadas de 10A são as que servem para ligarmos os aparelhos do “dia-a-dia”, tais como: TVs, carregadores de celular, computadores, etc.). É recomendada a instalação desse tipo de tomada em ambientes como: salas, quartos e escritórios. Cabe aqui enfatizar que a corrente total dos equipamentos ligados a esse tipo de tomada não deve exceder os 10A. As potências máximas permitidas em 127V e 220V são, respectivamente, 1270 e 2200W. Com orifícios de 4,8mm, como dissemos anteriormente, as tomadas de 20A suportam aparelhos que exigem maior capacidade e que funcionam geralmente nas cozinhas, banheiros e lavanderias. Seguindo o meso conceito usado para as tomadas de 10A, tomadas de 20A não devem suportar corrente total maior que 20A. As potências máximas permitidas são 2540 e 4400W para equipamentos de 127V e 220V respectivamente. Fonte: Sala de Elétrica
コメント