top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Vilões da conta de energia elétrica


Assim como abastecer a casa com alimentos periodicamente, pagar a conta de água, o telefone, a escola dos filhos, etc., a conta de luz faz parte do custo fixo de qualquer família brasileira. Por causa de muitos problemas relacionados a falta de chuva e também a administração, o fornecimento de energia tem acontecido via usinas termelétricas, o que deixa as contas mais caras e nós, consumidores, de “cabelo em pé”. Como não há muito o que se fazer em relação a esses problemas estruturais, nos resta apenas agirmos no sentido de tentar minimizar o nosso consumo através de ações de economia em nossas residência. Acontece que, para isso, precisamos saber como economizar, ou seja, onde podemos cortar o consumo. Vale lembrar também que a primavera já chegou, o que significa, num país tropical como o Brasil, calor intenso (mesmo que ainda não estejamos no verão) e consequente uso de aparelhos de ar condicionado, ventiladores, umidificadores de ar, etc., ou seja, mas gastos com energia… Para lhe ajudar nessa tarefa, apresentaremos a seguir quem são os principais vilões das contas de energia para que, desse jeito, você possa tomar as suas providências.

Luzes acesas e aparelhos eletrônicos

O cuidado com esses dois itens é básico e é uma questão apenas de lembrar de apagar as luzes nos cômodos que estiverem vazios e manter os aparelhos eletrônicos que não estejam em uso, desligados. Basicamente é isso.

Os “vampiros” da energia

Assim como os vampiros da ficção, cuja a especialidade é a de sugar o sangue das vítimas, tomadas de aparelhos celular e aparelhos em modo standy-by, por exemplo, podem sim agir como “sugadores” de energia nos ambientes. Sendo assim, retirar das tomadas aparelhos que não estejam sendo utilizados é uma boa ideia no sentido da economia.

Uso de aparelhos obsoletos

Se você é do tipo nostálgico, tenha cuidado se estiver mantendo em funcionamento aparelhos da década 80. Por causa da tecnologia sobre a qual foram produzidos, nos dias atuais são sérios candidatos a vilões da sua conta.

Uso desnecessário de luz artificial

Quando dizemos luz artificial, você já sabe… estamo-nos referindo a ascender as luzes (lâmpadas) para a iluminação do ambiente durante o dia. Se puder, não perca tempo, comece a usar já a luz natural e perceba de imediato os benefícios tanto para o seu bolso, quanto principalmente para a sua saúde.

Uso de lâmpadas antigas

As lâmpadas de LED, sobre as quais já falamos em alguns artigos do nosso site. São mais baratas, produzem muito menos calor, iluminam muito mais e, principalmente, podem proporcionar uma economia de até 75% no consumo de energia. Lâmpadas incandescentes são, literalmente, coisa do passado, aliás, a sua venda é, inclusive, proibida no Brasil. Observando os vilões acima, vemos que a economia dependem basicamente das nossas ações. É claro que as tecnologias e aparelhos atuais são projetados para nos ajudar nessa tarefa, mas fazer a nossa parte é fundamental.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page