top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

3 aplicações importantes do CLP


O CLP (Controlador Lógico Programável) pode ser usado em um incontável número de situações. Nesse artigo falaremos sobre três delas que podemos considerar como estando entre as mais importantes e que são: 1. Controle de nível; 2. Controle de vazão/dosagem; 3. Automação de esteiras.

Controle de nível

Para citarmos apenas um exemplo, imagine o controle de entrada e saída de produtos num processo qualquer em uma indústria alimentícia na qual o sistema de armazenamento através de silos é parte fundamental no que diz respeito a falta ou sobra de produtos. A maneira mais eficiente de fazer esse controle é, sem sombra de dúvidas, através do CLP.

Controle de vazão/dosagem

Imagine um processo de envase no qual algumas informações de saída (feedback) são imprescindíveis, tais como: quantidade de líquidos, peso do produto e quantidades de garrafas produzidas por minuto. Não que sem a presença do CLP um processo como esse seja impossível, afinal de contas, anteriormente e ainda hoje em algumas indústrias menores, eles acontecem normalmente, porém é claro que a quantidade de trabalho é muito maior. A diferença é que, através do CLP, tudo acontece de forma inteiramente automatizada, inicialmente através de monitoramento realizado por sensores em válvulas solenóides, etc.

Automação de esteira

Em processos de transporte, várias podem ser as utilidades do CLP, tais como: a passagem de produtos, controle de velocidade, peso e volume dos produtos, etc. Novamente nesse tipo de situação o CLP entra como agente fundamental capaz de obter (através de monitoramento via sensores) e retornar informações de forma inteiramente automatizada.

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page