top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Proteção contra choques elétricos – Tomadas com obturador


Mesmo embora existam formas de proteção como disjuntores e sistemas aterramento, de acordo com a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), por volta de 600 pessoas morrem anualmente no Brasil vítimas de acidentes com eletricidade. Quando pensamos em segurança nessas situações, em se tratando de adolescentes e adultos, teoricamente os riscos são menores porque também, teoricamente, sabemos como nos proteger ao ligar um aparelho, trocar a resistência de um chuveiro, trocar uma lâmpada, etc. Mas como proteger as crianças que não fazem a mínima ideia do risco que correm? No caso das crianças, os maiores riscos estão relacionados as tomadas e, pode até parecer piada, mas a impressão que dá é que crianças são atraídas por tomadas. Sendo assim, a responsabilidade com a segurança das mesmas, além de todas as outras responsabilidades, é inteiramente nossa, os adultos. Temos que concordar que, com a vida atribulada que todos temos, fica bem difícil vigiar todos os passos dados pelas crianças ao nosso redor (filhos, netos, sobrinhos, etc.) e, por isso, precisamos nos “cercar” de dispositivos que nos ajudem a protege-los e um deles é a tomada com obturador sobre a qual falaremos a seguir.

Tomada com obturador

O conceito da tomada com obturador é bem simples. Imagine uma criança que tente inserir a ponta de um clip (desses de prender papel) em um dos orifícios de uma tomada. As tomadas com obturador oferecem um sistema que impede esse tipo de ação, ou seja, se há uma tentativa de inserção de um objeto em apenas um orifício da mesma, o obturador entra em ação impedindo a abertura do orifício que acontece apenas quando 2 objetos são inseridos com a mesma força, mesmo grau de inclinação e ao mesmo tempo. Isso significa dizer que os orifícios se abrirão apenas se um plug for inserido na tomada, o que, para crianças, é quase impossível de acontecer.

Características das tomadas com obturador

  1. Conexões terminais: 3X terminais sem parafuso (terminais com engate rápido);

  2. Corrente nominal: 10A, 250VCA, 50/60Hz;

  3. Quantidade de cabos por terminais: 2 cabos;

  4. Questões ambientais: Livre de halogênio.

Por fim, se na sua casa vive alguma criança e ela possui aquela curiosidade bem característica da idade, então vale a pena avaliar a possibilidade de instalação de tomadas com obturador porque nunca é demais prevenir. Fonte: Sala da Elétrica

219 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page