Aplicativo para dimensionamento de cabos


Dimensionamento técnico

Regulado pelas normas ABNT NBR 5410 (que trata das instalações elétricas de baixa tensão) e ABNT NBR 14039 (que trata das instalações elétricas de média tensão). A principal função do dimensionamento técnico é de privilegiar a segurança, a qualidade e a durabilidade das instalações. Em ambas os pontos importantes a considerar são:

  1. secão nominal minima do condutor;

  2. capacidade de condução de corrente em regime permanente;

  3. queda de tensão do condutor;

  4. proteção de tensão do condutor;

  5. proteção do condutor contra sobrecarga;

  6. proteção do condutor contra curto-circuito.

Dimensionamento econômico

A base para o dimensionamento econômico de um condutor está na ABNT NBR 15920. O cálculo feito pelo aplicativo considerará o menor custo de instalação (e até mesmo de operação) do condutor elétrico durante a sua vida útil.

Dimensionamento ambiental

Durante suas “vidas”, fios e cabos elétricos emitem gases de CO2 enquanto transportam energia e isso acontece como resultado da energia extra produzida para compensar as perdas na condução do circuito elétrico. Numa época de extrema preocupação com o aquecimento global, quanto mais emissão de gases na atmosfera, maior o efeito estufa e, consequentemente, maior aquecimento global. Desse jeito, o aplicativo procura calcular o ponto de equilíbrio entre conseguir que aconteçam menos perdas (com a otimização econômica dos cabos de seções) e menos custo inicial da instalação (que pode ser alto caso haja um aumento da seção dos condutores). Para usar o aplicativo, basta “baixa-lo” nas lojas de aplicativos de acordo com o sistema do seu smatphone (se Android ou IOS) ou acessa-lo via internet em http://www.sdnexans.com.br/.

5 visualizações