• André Habib

Aprenda a dobrar eletroduto para que passe em caixas de luz


  1. Meça da caixa de luz até a quina, dentro de um ângulo de 90° no lugar em que o eletroduto será dobrado. No caso de usar um eletroduto de ½”, tire então um pedaço de 12,5 centímetros. Se você optar pelos de ¾”, tire então um pedaço de 15 centímetros, porém no caso de usar os que tem 1”, o ideal é cortar uma parte com 20 centímetros. Por exemplo, para uma medida de caixa de luz com a quina tem 50 centímetros de comprimento e o eletroduto é de ½”, então subtraia 12,5 dos 50 centímetros que você terá um total de 37,5 centímetros. Faça uma marca no eletroduto quando chegar a altura de 38 centímetros ao medi-lo.

  2. Coloque então o pedaço de eletroduto com ½” no curvador de conduíte, que está do lado que tem gancho. Alinhe a seta que está desenhada no curvador com a marca que fez no eletroduto. Você pode notar os graus feitos na lateral da ferramenta. Coloque então o pé no apoio adequado, puxando o eletroduto devagarzinho até atingir a marca dos 90° que está desenhada no curvador. Puxe bem devagar para que o eletroduto não desforme.

  3. Agora é só passar o eletroduto dentro do conector da caixa de luz, segurando-o dobrado onde você vai querer que ele conecta, assim como numa outra caixa de luz. Marque o eletroduto para que ele entre a 1,3 centímetro, aproximadamente, no conector da próxima caixa de luz. Após é só tirá-lo da primeira caixa e cortá-lo na marca, usando a serra tico-tico.

  4. Coloque-o dentro dos conectores das caixas de luz, apertando os parafusos dos eletrodutos. Fixe então braçadeiras para os tubos de 20 centímetros após as saídas das caixas de luz e para cada 1,2m a partir desse ponto para frente.

Fonte: Imagem

0 visualização