top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Dicas de manutenção industrial preventiva


Máquinas podem falhar a qualquer momento e em uma indústria é bastante comum isso acontecer, a menos que seus funcionários implementem um programa de manutenção preventiva, como inspeções e limpezas regulares para segurança. Existem controvérsias em relação ao planejamento de uma manutenção defensiva, pois as máquinas ociosas podem representar perdas, não importando a programação da interrupção. Com a manutenção preventiva inclui-se analisar cada máquina para ver se precisará repor alguma peça.

Analisando as máquinas

As máquinas, geralmente, dão alertas antecipados quando uma falha em seu sistema está para acontecer. Os funcionários da manutenção usam análises de vibração e de lubrificação, ultrassom e outros tipos de ferramentas de previsão para conseguirem detectar padrões que surgem antes mesmo das avarias.

Trabalhando em equipe

As equipes de operações e de manutenção sempre discordam. Os funcionários que fazem reparos são mais vistos como sendo males necessários quando solicitam para parar as máquinas para que eles possam fazer seu trabalho de rotina. Os funcionários da fábrica querem aumentar a produção, tentando aumentar em 10% anualmente nas despesas operacionais gerais. Com um plano de manutenção preventiva eficaz, terá uma programação para a manutenção preventiva e corretiva. Essa manutenção define as pessoas certas para cenários operacionais diferentes e, em alguns casos, pode ser preciso até um oficial de operações para ser o responsável ou então até o pessoal da manutenção mesmo que conduz cada operação. O pessoal de uma fábrica estoca, normalmente, várias peças e suprimentos no armazém para que possam estar sempre preparados para uma emergência mecânica. Cada item precisa ser etiquetado com um número de identificação de peça, assim como para que sua localização possa ser fácil em armazém e centros de custo. A maior parte das indústrias, como é o que acontece com a automação industrial, faz uma parceria com os fornecedores e estes garantem entregas mais rápidas das peças, assim a equipe de manutenção pode receber os materiais sem ter que armazená-los.

5 visualizações0 comentário
bottom of page