top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Aprenda a medir e cortar um eletroduto de metal


Uma forma de proteger os fios elétricos instalados fora da parede de um ponto a outro é por meio dos eletrodutos de metal. Para medi-los e cortá-los depende muito da sua utilização e, mesmo que seja um processo simples instalar pedaços de um eletroduto retilineamente, no caso de ser preciso dobrá-los em volta de cantos ou obstáculos, você precisará usar uma tabela de curvatura para conseguir o comprimento exato para cortar ele. É possível encontrar em lojas de materiais elétricos algumas tabelas de curvatura que são necessárias para as medidas ideais.

Veja como medir e cortar um eletroduto

  1. Você terá que medir a distância que o eletroduto vai precisar percorrer, usando uma fita métrica. No caso do percurso ser em linha reta, ou seja, sem obstáculos, anote qual será a medição num pedaço de papel. Comece medindo a partir do ponto de partida até chegar ao obstáculo, o comprimento e a altura desse obstáculo, assim como a distância a partir da extremidade dele até chegar ao fim do percurso do eletroduto. O eletroduto que vai ser dobrado precisará de várias medições.

  2. Passe a fita métrica numa extremidade do eletroduto, medindo a distância ideal no caso de um percurso em linha reta, marcando a medida usando um lápis.

  3. Verifique a tabela de curvatura para conseguir determinar o comprimento exatamente do corte do eletroduto, no caso das curvas serem necessárias para o contorno dos obstáculos. Geralmente você vai juntar as medidas e consultar a tabela para o caso de exigências adicionais essenciais para diversas curvas. Então marque o comprimento total do eletroduto.

  4. Prenda agora o eletroduto de metal em uma morsa, cortando-o na marca do lápis usando uma serra tico-tico.

  5. Retire qualquer rebarba da extremidade usando a lima.

Com isso, você consegue medir e cortar o eletroduto da forma certa. Fonte: Imagem

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page