top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Caixas de passagem para fios elétricos


As caixas de passagem são ideais para o encontro dos fios com fios ou então com interruptores e tomadas. Elas são usadas para fazer organização da distribuição dos fios e cabos quando eles têm uma necessidade de mudar sua direção. Por meio delas dá para instalar a fiação e subdividi-la em partes menores, o que facilita a instalação e reparo dos fios sempre que necessário. Como são muitas as caixas, é importante saber escolher a melhor para aplicar, lembrando que, por se tratar de material elétrico, não dá para ir no mais barato, pois isso pode sair muito caro. A dica é sempre optar por produtos que tenham referências do Inmetro. Entre as caixas há as para embutir nas paredes, que são para fixar interruptores ou tomadas, ou até mesmo ambos. Outra é a caixa de embutir no teto, onde passarão os fios de iluminação e o lugar que deverá fixar o spot ou lustre.

Aplicação das caixas

– Caixa com tampa parafusada e com porta: deve ser embutida na parede, nos pontos de emenda e derivação de condutores e na divisão de tubulações com trechos não maiores do que os recomendados. – Caixa com espelho: deve ser embutida na parede, na parte da rede de energia elétrica que sirva para a passagem de condutores, sem emenda, apenas.

Executando

  1. Instale de maneira que facilite os serviços de manutenção, de um jeito que garanta uma perfeita continuidade elétrica.

  2. Garanta a instalação de todas as caixas de um jeito que mantenha a horizontalidade com um perfeito alinhamento e nivelamento com a parede e também entre si.

  3. Se embutidas em concreto, fixe-a rigidamente para evitar deslocamentos.

  4. Depois da instalação e ainda no andamento da obra, proteja-a contra entrada de poeira, cimento, massa e outros.

  5. Se não indicado no projeto, instale a 30 centímetros do piso já acabado.

  6. Remova os olhais das caixas somente nos pontos de conexão entre eles.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page