top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Como fazer instalação elétrica de interruptor duplo


Um interruptor duplo permite controlar dois sistemas em um só dispositivo que é encaixado em uma única caixa elétrica. O modelo de um único polo é chamado também de interruptor combinado e normalmente é usado em áreas onde o espaço é mais limitado, como o banheiro, por exemplo. Quando o banheiro possui interruptor duplo é possível controlar tanto o exaustor e a luz quanto a luz do espelho e a luz do teto num só dispositivo. Veja como fazer a instalação:

  1. Em sua caixa elétrica principal, desligue a alimentação do circuito. Já na caixa elétrica simples, você terá que usar um fio para poder alimentar a eletricidade até a caixa, conhecida como linha, e os dois fios que saem dos dispositivos chamados de cargas ou um fio 14/3 com fio terra.

  2. Retire o revestimento em plástico dos fios entrando na caixa, com cerca de 1,25 centímetros das extremidades de cada fio branco e dos pretos com auxílio de um descascador de fio ou de uma faca.

  3. Usando um conector de cabos, ligue os fios brancos empurrando eles para trás, na caixa elétrica. Ligue os fios terra colocando um pedaço de 15 centímetros de pigtail, fio cobre, ao conector. Faça uma conexão do pigtail com o parafuso de aterramento ao interruptor duplo, o parafuso verde. Caso a caixa elétrica seja de metal, coloque outro pgtail e o conecte à caixa de metal.

  4. Nomeie cada fio para melhor identificação, ou seja, se você está fazendo a ligação da fiação de luminárias ou de um exaustor do banheiro a um ventilador ou uma luz, ligue os fios “luz” e “ventilador”. Ligue o fio preto “linha” no parafuso “comum”, de bronze. O fio preto “ventilador” deve ser conectado ao parafuso superior e conectado ao fio vermelho “luz” no parafuso inferior.

  5. Ligue a energia para testar o interruptor.

Fonte: Imagem

156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page