top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Cores identificando cabos


A norma brasileira que dita como devem ser as instalações de cabos de baixa tensão é a ABNT NBR 5410:2004. Na verdade, essa norma não obriga a aplicação de cores para a identificação dos cabos elétricos, porém, se a opção for pelo uso das cores, aí sim as informações da norma devem ser seguidas. Além das cores, é possível o uso de gravações na isolação do cabo ou outros sistemas de marcação externos como: anilhas, adesivos, marcadores e outros. Vamos conferir o que diz a norma quando a opção pela identificação por cores e feita:

Condutores neutros

Qualquer condutor isolado, cabo unipolar, ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor neutro deve ser identificado conforme essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-clara na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar. NOTA – A veia com isolação azul-clara de um cabo multipolar pode ser usada para outras funções, que não a de condutor neutro, se o circuito não possuir condutor neutro ou se o cabo possuir um condutor periférico utilizado como neutro”.

Condutor de proteção (PE)

Qualquer condutor isolado, cabo unipolar, ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de proteção (PE) deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a dupla coloração verde-amarela ou a cor verde (cores exclusivas da função de proteção), na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar”.

Condutor PEN

“Qualquer condutor isolado, cabo unipolar, ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor PEN deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-claro, com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis, na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar”.

Condutores de fase

“Qualquer condutor isolado, cabo unipolar, ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de fase deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, poder ser usada qualquer cor, observadas as restrições estabelecidas em 6.1.5.3.1, 6.1.5.3.2 e 6.1.5.3.3. NOTA – Por razões de segurança, não deve ser usada a cor de isolação exclusivamente amarela onde existir o risco de confusão com a dupla coloração verde-amarela, cores exclusivas do condutor de proteção”.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page