top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Crie uma lista para manutenção preventiva dos operadores de máquinas


Os operadores de máquinas são responsáveis em lidar com as máquinas que fazem os produtos que são vendidos para os consumidores, como é o que acontece em automação industrial, por exemplo. São pessoas que trabalham envolvidas em todos os setores para fazer a detecção de problemas, fazendo consertos rápidos a fim de manter as operações diárias. Quando implementam a manutenção preventiva, eles mantêm as máquinas trabalhando perfeitamente para que não corram o risco de passar por paralisações nos equipamentos, pois isso interromperia as linhas de produção. Os operadores de máquinas são colaboradores que trabalham com diversos equipamentos, como aplainadoras e furadeiras. As máquinas com que trabalham são para metais, plásticos e vidros.

Como verificar a manutenção preventiva das máquinas

Siga o passo a passo para fazer uma boa manutenção nas máquinas:

  1. Você precisa criar uma lista de verificação de manutenção preventiva que seja relativa com todas as máquinas ao longo da sua linha de produção. É importante anotar cada tipo de máquina usada, bem com a sua função principal e as suas peças móveis, onde é possível ter acesso.

  2. Faça a anotação de todas as peças que necessitam de manutenção normal em todos os tipos de máquinas, observando qual tipo de manutenção preventiva é apropriada para cada um dos equipamentos. Por exemplo, as máquinas hidráulicas precisam de mangueiras e de conexões verificadas e bem apertadas todos os dias, já os equipamentos que possuem abrasividade entre suas partes móveis precisam de lubrificação ideal num cronograma periódico.

  3. Não se esqueça de consultar sempre o manual de instalação do fabricante, pois normalmente pode haver uma seção relativa ao passo a passo da manutenção do equipamento. Inclua uma lista para a verificação com segurança, que envolva a inspeção dos equipamentos com corrimãos, protetores e barras para que seja assegurado que as peças estejam em bom estado, garantindo a segurança do trabalhador.

Feito isso, é possível trabalhar com mais segurança e menos perdas.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page