top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Veja como colocar fios elétricos no tubo


O eletroduto é um caminho rígido de metal ou de PVC.  No caso das tubulações, elas são feitas com materiais mais flexíveis e suaves para que possam entrar mais facilmente em lugares que os eletrodutos não. Ao utilizar uma tubulação mais flexível, isso permite eliminar a necessidade de conectores e múltiplas articulações, muito comum em eletroduto. A maior parte dos eletricistas faz uso do tubo para trabalhar com a parte elétrica interna e externa. Existem tipos que podem ser comprados já com os fios elétricos instalados, mas outros em que é preciso usar o método da fita passa-cabo para a instalação dos cabos elétricos num tubo. Conheça o passo a passo:

  1. Desenrole a fita passa-cabo até alcançar o outro lado do tubo. A fita de vidro vem em diversos tamanho de bobinas de 20 metros ou até mais. Ela é uma haste longa de metal ou uma fibra de vidro, bastante flexível e projetada para ser empurrada pela tubulação ou pelo conduíte.

  2. Agora, empurre a fita passa-cabos pelo tubo até atingir o outro lado, mas use uma fita do tamanho ideal do tubo.

  3. Amarre um cabo no final da fita passa-cabos assim que ela sair na outra extremidade e após, puxe a fita de volta por meio do tubo porque com isso puxasse o cabo através da tubulação.

  4. Solte o cabo da fita de peixe assim que ele estiver fora da tubulação, amarrando o final do cabo na extremidade dos fios elétricos que vão ser puxados por meio da tubulação. Assim que fixado, peça ajuda de alguém para puxar o cabo na outra ponta enquanto que você empurra o fio elétrico. Esse processo deve ser continuado até o fio elétrico ser instalado na tubulação completamente.

Lembre-se de que se não tiver experiência na área deve contratar um profissional.

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page