top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Economizando energia nos sistemas de ventilação e ar-condicionado


Nos dias de hoje, a energia elétrica é imprescindível para o bem-estar em nossas vidas. O aumento da população e as demandas de nossa sociedade exigem cada vez mais, maiores quantidades de energia elétrica. Porém, a limitação nos recursos para a sua produção visa a necessidade de utilizarmos a eletricidade de uma forma mais eficiente, como acender as lâmpadas somente quando for preciso. E no setor industrial, como podemos economizar energia? O setor industrial é responsável por uma fração expressiva de parte do consumo energético nacional. Então, se a energia for utilizada por esse setor de forma racional, qualquer economia que for feita será muito expressiva, o que possibilita, além de outros benefícios, a obtenção de produtos mais baratos, já que o custo é menor. Sem contar que a energia economizada pode ser usada em outras áreas e, assim, o meio ambiente poderá ser preservado também, já que o aumento da eficiência energética diminui a necessidade em construir novas usinas geradoras de energia elétrica.

Economizando energia no setor industrial

No geral, podemos afirmar que uma grande parte das instalações de ar-condicionado e de ventilação é super dimensionada, principalmente pelo fato de que essas instalações são calculadas para extremas condições ambientais, o que acontece em uma pequena parcela de tempo. Na maior parte das instalações encontramos várias oportunidades de economizar energia nos sistemas de ventilação e também de ar-condicionado. Veja a seguir:

  1. Redução do fluxo de ar para todas as áreas para o nível mínimo aceitável;

  2. Verificar a possibilidade em elevar os níveis de temperatura que são utilizados nos ambientes servidos pelo ar-condicionado;

  3. Verificar o alinhamento e tensão em todas as correias, ajustando-as quando for necessário;

  4. Verificar as perdas por todas as juntas do compressor;

  5. Procurar operar os chillers e os compressores com plena carga, do que de dois ou até mais com carga parcial;

  6. Observar as operações irregulares do compressor, assim como funcionamento contínuo ou paradas e partidas frequentes.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page