top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Evitando acidentes com curto circuito


Já no ano de 2015, a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) registrou um aumento de quase 50% em relação ao ano anterior, nos casos de acidentes provocados por curto circuitos no Brasil. Segundo a Associação, com 28% do total dos acidentes, a região Sudeste, seguida da Nordeste com 25% do total, foi a “campeã” do ranking nacional. De acordo com especialistas, as principais causas dos curtos circuitos podemos encontrar: o envelhecimento da rede elétrica e o uso errado de tomadas, o que geralmente acontece por causa do número excessivo de equipamentos a elas ligados. A fim de evitar esses acidentes, vamos apresentar a seguir quatro dicas capazes de ajudar a conter o rápido crescimento desse número.

Número excessivo de equipamentos numa mesma tomada

Infelizmente uma cena comum em nosso cotidiano, seja em residências ou ambientes de trabalho, é a quantidade de equipamentos ligados a uma mesma tomada. Pior que isso, por causa da troca de padrão das tomadas, somam-se as mesmas, uma variedade de adaptadores que podem vir a aumentar o risco de queima de fios e cabos e, pior, provocar incêndios capazes de colocar vidas em risco.

Instalações clandestinas

Popularmente conhecidas como “gatos”, as instalações clandestinas são comuns em qualquer cidade do Brasil. Quando dizemos “clandestina”, significa instalações ligadas diretamente aos fios/cabos elétricos dos postes nas ruas. Pior que não entregar energia de forma completa e com qualidade, os “gatos” podem causar danos a todas as residências que estejam conectadas a mesma rede.

Cabos em condições ruins

Condições ruins significa o mesmo que descobertos ou com a isolação em más condições. Encontrado cabos nessas situações, substitua-os imediatamente, uma vez que os mesmos são fortes candidatos a provocar acidentes graves capazes de facilmente provocar a morte de quem venha a sofrê-los.

Problemas com fusíveis e disjuntores

Percebeu que fusíveis e disjuntores estão desarmando ou queimando constantemente? A nossa sugestão é a contratação de um eletricista capaz de identificar quais equipamentos com cargas acima do limite de corrente (amperagem), possam estar ligados a rede. Tome cuidado de não substituir deliberadamente fusíveis e disjuntores para outros de maior capacidade, uma vez que essa ação pode vir a provocar curtos circuitos ou mesmo incêndios. Fonte: Voltimun

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page