top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Opções criativas e sustentáveis para a geração de energia elétrica


Em tempos de crise energética em todo o mundo, que pode vir a se agravar já nos próximos anos, sai na frente quem se preocupa em adotar medidas para prover a sua empresa de fontes de energia renováveis. Portanto, indústrias e demais empresas de pequeno, médio e grande porte devem acionar seus setores responsáveis pela gestão de seus processos produtivos no sentido de encontrar soluções para que a produção não seja afetada por apagões como os que vimos nos últimos dias, em diversas regiões do país.

A crise energética no Brasil

Apesar do grande susto experimentado diante do apagão do último dia 04, especialistas apontam que o consumo acentuado dos dias quentes não foi o responsável pelo apagão que deixou às escuras diversas partes do país. Apesar disso, a situação é alarmante, pois quase 87% de nossa matriz energética é proveniente de usinas hidrelétricas, cujos níveis dos reservatórios se encontram abaixo do normal para esta época do ano. E, como o país não se planejou para encontrar soluções em energia renovável para enfrentar uma possível crise energética, cabe às indústrias e demais empresas investirem nessa área, a fim de garantir a manutenção de suas atividades.

Aproveitando as pisadas

Imagine quantas pessoas circulam todos os dias pelas estações de metrô ou mesmo as áreas comuns de grandes indústrias. E foi pensando no potencial das pisadas que uma empresa criou um tapete sustentável, que gera energia cinética capaz de ser convertida em energia elétrica. Outras soluções tão interessantes quanto essa foram expostas às indústrias durante a Rio+20, numa iniciativa da Siemens denominada Energy EfficiencyRoadshow, que visava apresentar alternativas em eficiência energética às indústrias. Com essas medidas, é possível promover ações internas de sustentabilidade e não se ver no escuro e no prejuízo, mantendo, não apenas lâmpadas acesas, mas toda a produção em pleno funcionamento num momento de falta de energia convencional.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page