top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Saiba como identificar o fio elétrico negativo


Os aparelhos elétricos das casas estão dentro dos parâmetros de segurança que são exigidos, principalmente em relação as cores dos fios e cabos, além dos plugues dos mesmos. Os aparelhos que têm corrente alternada, AC, utilizam os termos “neutro” e “ativo” e não “positivo” ou “negativo” quando vai descrever os fios, já que a voltagem está mudando sempre entre os valores negativos e positivos. Portanto, saber identificar qual é o fio ativo e qual é o fio neutro (ou negativo) é algo muito importante para implicações em relação à segurança. Veja algumas instruções:

  1. Veja qual é o plugue na extremidade do fio, pois os plugues já saem de fábricas devidamente equipados. Então observe que o pino maior ou de cor branca é o neutro (negativo). O fio que fica conectado nesse pino é então negativo. Essa regra funciona para plugues de dois e três pinos.

  2. Veja sempre a cor do fio onde ele estiver visível. De acordo com o código de eletricidade, o branco ou a cor cinza precisam que sejam usadas no fio neutro. Já os de cor verde com faixa amarela ou verde indica que essa é o fio terra. No caso do vermelho, azul ou preto, eles são utilizados no fio ativo e os fios que possuem mais de 4 mm de diâmetro são pretos e possuem uma faixa colorida na extremidade.

  3. Acrescente uma sonda do medidor de voltagem ao buraco de aterramento de uma tomada com três pinos e uma outra no buraco menor (ativo). O medidor então terá que indicar 120 volts e só assim coloque a sonda quente em outro buraco para que o medidor informe zero. O fio que fica no canto do plugue que faz conexão com o buraco e indica os volts é chamado de fio neutro (negativo).

500 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page