top of page

Como maximizar a vida Ăștil da bateria de um nobreak

  • Foto do escritor: AndrĂ© Habib
    André Habib
  • 4 de set. de 2017
  • 1 min de leitura

O nobreak Ă© aquele tipo de equipamento “discreto”, porĂ©m extremamente eficiente. Discreto porque a maioria do tempo nem nos damos conta do seu funcionamento, mas, na hora em que mais necessitamos, ou seja, naquele momento em que a falta de energia pode colocar todo um trabalho a perder, ele entra em ação para nos socorrer. Em ambientes residenciais acaba por proteger e aumentar a vida Ăștil dos equipamentos eletrĂŽnicos, nas empresas (seja comĂ©rcio ou indĂșstria), evita que as atividades de mĂĄquinas, dispositivos e sistemas parem de funcionar. Modelos com maior poderio em termos de tecnologia, ainda oferecem software que permite gerenciamento remoto para controle e monitoramento da energia elĂ©trica e tambĂ©m dos equipamentos aos quais estĂĄ ligado. PorĂ©m, assim como todo equipamento que depende de uma bateria para funcionar, precisamos saber quais cuidados precisamos tomar a fim de preserva-la e Ă© sobre 4 desses cuidados que trataremos a seguir.

Local de instalação

O ideal que locais próximos a janelas que permaneçam abertas ou åreas com alto nível de umidade sejam evitados, assim como locais com muita poeira ou emissão de vapores corrosivos. A fim de oferecer circulação de ar no interior do nobreak, evitando assim o aquecimento excessivo, recomenda-se que as aberturas para ventilação nas partes dianteira, lateral e traseira não sejam bloqueadas.

Temperatura ambiente

Entre 11°C e 38°C Ă© a temperatura de funcionamento recomendada para a maioria dos nobreak. Temperaturas elevadas afetarĂŁo consideravelmente a vida Ăștil da bateria e nas situaçÔes em que a temperatura chegar 10°C acima dos 25°C, de 50% serĂĄ a redução da vida Ăștil da bateria.

Ciclo

Pode parecer obvio (e Ă©), mas o tempo de vida das baterias de nobrek usados em locais onde as quedas de energia sĂŁo constantes, sĂŁo os mais comprometidos. Isso acontece em consequĂȘncia das constantes descargas as quais os nobreak sĂŁo submetidos sempre que a energia “cai”, mas essa Ă© a função desse equipamento. Em alguns equipamentos Ă© possĂ­vel regular a sensibilidade para as quedas de tensĂŁo e outros fatores responsĂĄveis pelo consumo de bateria.

Descarga da bateria

O ideal que evitemos deixar um no-break desligado por mais de 90 dias porque baterias perdem carga mesmo não sendo utilizadas. No caso de descargas completas, as baterias devem ser recarregadas o mais råpido possível e nessa situação específica, evite deixar o equipamento desligado por mais de 5 dias. Fonte: Voltimum

bottom of page