top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Tipos de manutenção elétrica – Parte 1/2


Os principais tipo de manutenção elétrica são: corretiva, preventiva e preditiva. Neste artigo falaremos dois (preventiva e corretiva) desses três tipos, tomando por base as recomendações que aparecem na NBR 5410.

Manutenção Corretiva

Como o próprio nome sugere, esse é o tipo de manutenção que ocorre quando um problema já aconteceu, tal como um cabo que aqueceu excessivamente provocando um curto circuito. Numa situação como essa, a única solução é a troca do cabo e demais componentes possam ter sido danificados.

Manutenção preventiva

Ao contrário da manutenção corretiva, a manutenção preventiva existe para tentar evitar que problemas ocorram. Podemos citar como exemplo simples o reaperto de conexões, a fim de evitar um aquecimento futuro das mesmas e consequente falha elétrica.

Periodicidade da manutenção preventiva

É comum entre profissionais da área elétrica (ou pessoas para as quais um trabalho de manutenção precise ser “reportado”) queiram saber qual a periodicidade de execução da manutenção preventiva. Para tirar essa dúvida, nada melhor que consultar o capítulo 8, item 8.1 da NBR 5410. O item 8.1 diz exatamente o seguinte: “a periodicidade da manutenção deve ser adequada a cada tipo de instalação. Por exemplo, essa periodicidade deve ser tanto menor quanto maior a complexidade da instalação (quantidade e diversidade de equipamentos), sua importância para as atividades desenvolvidas no local e a severidade das influências externas a que está sujeita.” Ao contrário do que muita gente pode pensar, a norma não trata a periodicidade de forma absoluta, ou seja, dizendo que a mesma deve ocorrer dentro de um período específico. Nesse caso, principalmente o bom senso e a análise da vida útil dos equipamentos deve ser levada em consideração.

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page