top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Instrumentos de medição elétrica – parte 2/2


Continuando com a pequena série de 2 artigos sobre instrumentos de medição elétrica, hoje falaremos sobre o terrômetro, o wattímetro e o osciloscópio.

Terrômetro

Esse nome pode até parecer esquisito, mas o terrômetro é o instrumento usando para a medição da resistência/eficiência do aterramento elétrico em indústrias, edifícios, residências, SPDAs (Sistemas de Proteção de Aterramento Elétrico), antenas e subestações, etc. Trata-se de um instrumento bastante sensível e que deve ser manuseado com muito cuidado.

Wattímetro

As utilidades desse instrumento estão relacionadas com a medição de potência elétrica, fator de potência, distorção harmônica, resistência, temperatura, tensão e corrente.

Osciloscópio

No display de um osciloscópio podemos conseguimos visualizar sinais elétricos em formas de ondas. Informações complexas podem ser observadas através desse instrumento, tais como: valores de tensão e valores de temporais,   valores de frequência, bem como a componente contínua (CC) e alternada (CA) e a interferência de ruídos de um sinal. Através dele, é possível traçar curvas características de circuitos e componentes. Fonte: Mundo da Elétrica

147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page