top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Instrumentos de medição elétrica – parte 1/2


Instrumentos de medição são aparelhos presentes no dia a dia dos profissionais da área elétrica e servem para, como o próprio nome sugere, efetuar a medida das diversas grandezas elétricas. Os mais conhecidos são: o multímetro, alicate amperímetro, terrômetro, voltímetro, amperímetro, ohmímetro, wattímetro, frequencímetro, capacímetro, indutímetro, osciloscópio e analisador de espectro. Nesse e em um próximo artigo, totalizando uma série de 2, falaremos sobre cinco importantes instrumentos de medição utilizados no dia a dia dos profissionais de elétrica. São eles: multímetro, alicate amperímetro, terrômetro e wattímetro. Hoje começaremos com o multímetro e o alicate amperímetro.

Multímetro

O multímetro é um instrumento de medição com diversas utilidades, ou seja, é capaz de medir mais que uma grandeza elétrica através do uso de sensores. Dentre essas grandezas, podemos citar a temperatura, a tensão, a resistência, corrente e continuidade, frequência, capacitância e indutância.

Alicate amperímetro

Mesmo embora o multímetro possa ser usado para a medição de correntes elétricas, além do quesito insegurança, uma vez ser preciso seccionar o circuito para que a medição possa acontecer, a grande maioria desses instrumentos é incapaz de medir correntes superiores a 20A. Já o alicate amperímetro é o instrumento perfeito para esse tipo de medição. Esse instrumento, além de ser capaz de realizar medições em circuitos difíceis de serem interrompidos, medem também correntes de valores elevados garantindo a segurança do profissional envolvido na tarefa. A corrente elétrica exibida no mostrador é medida pela variação do campo eletromagnético identificada pelas bobinas presentes nos “braços”do alicate. Até o próximo!

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page