top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Como é definida a corrente elétrica dos aparelhos?


É verdade a velocidade com a qual novos aparelhos eletroeletrônicos de todos os tipos surgem em nossas vidas. Por acaso você já sabe o que é um toca discos (também conhecido como radiola)? Isso mesmo, os toca discos eram os aparelhos usados para a reprodução dos famosos discos de vinil, popularmente conhecidos como LPs ou Long Plays. Os LPs foram os antecessores dos CDs (Compact Discs) que praticamente não existem mais ou existem apenas por uma questão de formalidade. Os aparelhos de TV, por exemplo, as tecnologias são tantas que nos deixam completamente confusos na hora de uma compra. A mesma coisa acontece com geladeiras, fogões e outros eletrodomésticos. Uma coisa todos esses aparelhos tem em comum: precisam da eletricidade para funcionar e todos “suportam” uma determinada corrente elétrica. Mas o que é corrente elétrica e como ela é determinada? Antes de respondermos a pergunta anterior, precisamos falar primeiro sobre: Tensão, Corrente e Resistência. Tensão, Corrente e resistência são três grandezas elétricas e uma grandeza é uma espécie de número usado para representar um determinado fenômeno. Vejamos cada uma das grandezas separadamente.

Corrente elétrica

A corrente elétrica diz respeito ao movimento ordenado de elétrons (partículas constituintes do átomo). Todas as vezes que elétrons se movimentam ordenadamente através de um condutor (um cabo de cobre por exemplo…), uma corrente elétrica é criada.

Resistência elétrica

Embora estejamos falando de eletricidade, o conceito de resistência é o mesmo que qualquer outro. Quando andamos de bicicleta ou corremos, sofremos a resistência do ar. Numa luta de Judô, sofremos a resistência do adversário e assim por diante. Resistência elétrica significa a resistência sofridas pelos elétrons ao se deslocarem por determinado material. A espessura de um cabo pode ser um fator de resistência para uma determinada corrente elétrica.

Tensão elétrica

A tensão elétrica é a força que põe os átomos em movimento. Então, agora podemos responder como a corrente elétrica é definida. Dentro dos aparelhos existem componentes como: cabos, resistores, transistores, capacitores, etc. Todos eles oferecem resistência a passagem dos elétrons, logo a corrente elétrica do aparelho é determinada pela tensão necessária para que os elétrons vençam uma determinada resistência.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page