top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Conduites ou eletrodutos


Conduites (eletrodutos), como são mais conhecidos, são dutos que ajudam a proteger condutores elétricos de agentes externos como choques mecânicos, agentes químicos, etc. O contrário também é verdadeiro, ou seja, por causa dos conduites, os ambientes externos também ficam protegidos de possíveis incêndios ou explosões resultantes da falta de isolamento da eletricidade. Vamos conhecer agora três tipos de conduites. São eles: conduite corrugado flexível reforçado, conduites e Conexões de PVC Rígido Roscável e os conduites Rígidos.

Conduite corrugado flexível reforçado

É bastante indicado para ser utilizado em lajes e pisos e pode ser aplicado sobre as ferragens e as formas. Durante o trabalho de concretagem, entretanto,  é preciso tomar cuidado para que não sejam achatados, o que impedirá a passagem da fiação. É recomendada a proteção de áreas onde houver a passagem de objetos (geralmente realizada por carrinhos que podem danificar a tubulação) a fim de evitar que os conduites sejam danificados. Para as emendas dos conduites, são recomendadas luvas de pressão para que se evite a entrada de concreto.

Conduites e Conexões de PVC Rígido Roscável

Podem ser usados em lajes, paredes, pisos e instalações enterradas. No momento do corte é preciso atenção em relação a rebarbas que podem comprometer a fiação e na hora de fazer as curvas não se deve diminuir o diâmetro para que a passagem dos fios não seja obstruída. É importante também que durante as obras as extremidades sejam fechadas para que fiquem bem protegidas.

Conduites Rígidos

Por serem feitos de aço, são são bastante resistentes e podem ser usados tanto para finalidade residencial, quanto para finalidade comercial. Esses normalmente são instalados em locais que exigem nível elevado de segurança porque possuem, inclusive, e tem a vantagem de serem resistentes a explosões.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page