top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Eletrodutos – Tabela de dimensionamento

Embora os eletrodutos, assim como as caixas, os painéis e os fixadores, sejam uma parte importantíssima na infraestrutura da instalação elétrica, são também uma parte que não necessita de eletricidade para funcionar. Geralmente de menor preço quando comparados com outros itens, são também os primeiros a serem instalados na grande maioria dos projetos. A NBR 5410 estabelece que o uso dos eletrodutos deve ser normatizado e para isso existem NBRs específicas para cada tipo de eletroduto, sejam eles de embutir ou de sobrepor. As três normas consideradas mais importantes sobre eletrodutos são:

  1.  NBR 15465 Sistemas de eletrodutos plásticos para instalações elétricas de baixa tensão – Requisitos de desempenho;

  2. NBR 5597 Eletroduto de aço-carbono e acessórios, com revestimento protetor e rosca NPT — Requisitos e;

  3. NBR 5598 Eletroduto de aço-carbono e acessórios, com revestimento protetor e rosca BSP — Requisitos.

Como a grande maioria dos eletrodutos são dimensionados em milímetros, na NBR 5444 (símbolos gráficos para instalações elétricas prediais) está disponível uma tabela para conversão normatizada de polegadas para milímetros conforme abaixo:

A tabela imediatamente a seguir é a de dimensionamento de eletrodutos. Cabe ressaltar não tratar-se de uma tabela absoluta, mas, por causa da facilidade de interpretação nela disponível, pode ser usada como modo de referenciar e simplificar o dimensionamento dos eletrodutos.

Basicamente a tabela leva em consideração dois critérios: a quantidade de cabos em um eletroduto e a seção destes condutores. O valor em polegadas do eletroduto a ser usado deve ser encontrado através do resultado da interseção entre a coluna que contém o número de cabos a serem “passados” pelo eletroduto com a linha que contém a seção do condutor. Vejamos um exemplo: Dois circuitos de tomadas de uso geral passando em um mesmo condutor, a coluna selecionada será a de 6 cabos, dois fases, dois neutros e dois terras, sendo um fase, um neutro e um terra para cada circuito. Os cabos utilizados para estes circuitos de acordo com o projeto são de 2,5mm². Observando a interseção entre coluna e linha nota-se que o eletroduto adequado para suportar os dois circuitos do exemplo é um eletroduto de 1”.

790 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page