top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Interruptores – diferentes tipos e suas funções


O interruptor é um dispositivo que, ligado a um circuito elétrico, tem como função comanda-lo a partir da modificação da sua posição de comutação (fechar ou abrir). É utilizado para comandar cargas (lâmpadas, ventiladores de teto ou motores pequenos). Sua capacidade de corrente normalmente limita-se a 10A/250V.

Vamos conhecer a seguir um pouco sobre os mais comuns encontrados do mercado:

– de uma seção: composto de uma tecla e que tem a capacidade de comandar lâmpadas em um local individual (escritório, banheiro, cozinha, etc.) a partir de um determinado local e são facilmente encontrados nos mais variados tipos de ambientes, sejam eles residenciais, comerciais e industriais;

– de duas seções ou duplo: compostos por duas teclas, são capazes de controlar lâmpadas que se encontrem em diferentes locais;

– de (três seções) ou triplo: capazes de controlar três lâmpadas em diferentes locais;

– os paralelos: conhecidos como Three-Way (três vias), comandam cargas (lâmpadas, ventiladores de teto e motores de pequena potência) a partir de dois pontos diferentes como escadas, quartos e recinto com dois acessos. São parecidos e até confundidos com o de uma seção, mas, ao contrário desses, possuem três pontos de conexão para os condutores. 

Por fim, recomendados para instalações externas e locais destinados a hospedagem de pessoas como hotéis e pousadas, os interruptores com sinalização são equipados com mini lâmpadas de neon ou Led, cujas funções são indicar o local do interruptor, bem como se a lâmpada sob o mesmo está acesa ou apagada.  

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page