top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Normas ABNT para eletricistas


Dificilmente você não deve ter ouvido falar da ABNT ou Associação Brasileira de Normas Técnicas. “Uma norma técnica (ou padrão) é um documento normalmente produzido por um órgão oficial acreditado para tal, que estabelece regras, diretrizes, ou características acerca de um material, produto, processo ou serviço”. Na prática, imagine-se comprando um aparelho qualquer (ar condicionado, TV, geladeira, máquina de lavar roupa, etc.) para a sua residência e imagine também esse aparelho sendo produzido “de qualquer jeito”, ou seja, sem seguir procedimentos padrão tanto em relação aos componentes utilizados, quanto em relação a maneira como foi produzido. Os padrões servem para garantir o mínimo de segurança, conforto e qualidade de produtos e serviços. Na profissão de eletricista não é diferente e, desse jeito, normas técnicas precisam ser seguidas e as normas técnicas mais diretamente relacionadas a esse profissão e sobre as quais falaremos a seguir, são: ABNT NBR 5410, ABNT 14039 e ABNT 5419.

ABNT 5410

Trata das instalações elétricas de baixa tensão, aquelas abaixo de 1000 volts em tesão alternada. Estabelece procedimentos que vão desde o projeto, passando pela execução, manutenção e verificação. Assuntos como: escolha de materiais, dispositivos de segurança, regras de verificação da instalação antes da entrega, além da periodicidade das manutenções da instalação. Por ser considerada o principal guia para os profissionais da área elétrica, precisa ser constantemente consultada e revisada.

ABNT NBR 14039

Trata dos mesmos assuntos da ABNT 5410, porém as regras se aplicam a instalações elétricas em média tensão, cujos valores se situam entre 1000 e 34,6 mil volts.

ABNT  5419

Diferente das anteriores, a ABNT 5419 trata do projeto, execução, manutenção e verificação do sistemas para proteção contra descargas atmosféricas, mais conhecidos como para-raios. Nossa sugestão final é de que, se você é eletricista, procure conhecer e, principalmente utilizar essas normas em seus projetos. Elas foram criadas com o objetivo de tentar fornecer as melhores diretrizes para o desenvolvimento do seu projeto, a fim de garantir um resultado final de qualidade, evitando assim o retrabalho comum de vermos em trabalhos feitos sob a ausência de orientações técnicas pertinentes. Imagem

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page