• André Habib

Normas ABNT para eletricistas


ABNT 5410

Trata das instalações elétricas de baixa tensão, aquelas abaixo de 1000 volts em tesão alternada. Estabelece procedimentos que vão desde o projeto, passando pela execução, manutenção e verificação. Assuntos como: escolha de materiais, dispositivos de segurança, regras de verificação da instalação antes da entrega, além da periodicidade das manutenções da instalação. Por ser considerada o principal guia para os profissionais da área elétrica, precisa ser constantemente consultada e revisada.

ABNT NBR 14039

Trata dos mesmos assuntos da ABNT 5410, porém as regras se aplicam a instalações elétricas em média tensão, cujos valores se situam entre 1000 e 34,6 mil volts.

ABNT  5419

Diferente das anteriores, a ABNT 5419 trata do projeto, execução, manutenção e verificação do sistemas para proteção contra descargas atmosféricas, mais conhecidos como para-raios. Nossa sugestão final é de que, se você é eletricista, procure conhecer e, principalmente utilizar essas normas em seus projetos. Elas foram criadas com o objetivo de tentar fornecer as melhores diretrizes para o desenvolvimento do seu projeto, a fim de garantir um resultado final de qualidade, evitando assim o retrabalho comum de vermos em trabalhos feitos sob a ausência de orientações técnicas pertinentes. Imagem

0 visualização