• André Habib

Os 10 principais símbolos em diagramas elétricos – Parte 2/2

Dando continuidade a parte 1 do artigo sobre os dez principais símbolos em diagramas elétricos, hoje falaremos sobre os 5 últimos que são: contato do relé térmico, motor trifásico com rotor gaiola de esquilo, disjuntor motor, relé temporizador on delay e relé temporizador off delay.

6. Contato do relé térmico

Não devendo ser utilizado para manobrar cargas em substituição aos contatos de força, o contator auxiliar tem a função de manobrar circuitos de comando, intertravamento e sinalização. NA: contato normalmente aberto. NF – Contato normalmente fechado. O representa dispositivos de proteção, tais como: fusível, pára-raios, etc.

7. Motor trifásico com rotor gaiola de esquilo

Trata-se de um motor com rotor formado de barras de material condutor localizadas em volta do conjunto de chapas do rotor. A letra representa os motores.

8. Disjuntor motor

A função dos disjuntores motor é a proteção do circuito principal, com combinação entre controle e proteção em um único dispositivo. A letra Q representa dispositivos de manobra para circuitos de potência, tais como disjuntores e seccionadores.

9. Relé temporizador on delay

Uma vez energizada a bobina de um relé temporizador on delay, os contatos mudam os estados depois de um tempo pré-determinado. A letra D representa elementos binários, dispositivos de retardamento e dispositivos de armazenamento, tais como: elementos combinados, linha de retardamento e elementos biestáveis, etc.

10. Relé temporizador off delay

Ao contrário do on delay, nos relé temporizadores off delay, quando a bobina é energizada, os contatos mudam imediatamente seus estados e voltam a posição original depois de um tempo pré-determinado.

0 visualização