top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Os 10 principais símbolos em diagramas elétricos – Parte 1/2

Todos sabemos o quanto o desenvolvimento tecnológico não para e, como não poderia deixar de ser, a tecnologia é parte fundamental quando nos referimos as atividades ligadas a área de elétrica em geral. O desenvolvimento tecnológico tem uma conexão direta com a aquisição de conhecimento e, por isso, disponibilizaremos na primeira parte desse artigo, cinco imagens de simbologias de dispositivos elétricos corriqueiramente usados por muitos profissionais dessa área.

1. Botoeira


Botoeiras são dispositivos que tem como função estabelecer ou interromper um circuito. A letra representa dispositivos, tais como interruptores e seletores.

2. Sinaleiro Luminoso


Sinaleiros luminosos são dispositivos que tem a função de indicar o estado de um circuito elétrico. A letra representa dispositivos de sinalização, tais como indicadores acústicos e visuais.

3. Bobina de contator


Quando recebem uma corrente elétrica, bobinas de contator produzem um campo magnético que movimenta um conjunto de contatos mecânicos. A letra K, representa dispositivos como relês e contatores.

4. Fusíveis


A principal função dos fusíveis é a proteção de circuitos contra sobrecargas de corrente elétrica. O F representa dispositivos de proteção.

5. Relé térmico


Relés térmicos são dispositivos de proteção de descargas elétricas usados em motores elétricos. A letra representa dispositivos de proteção, como fusíveis, dispositivos de descarga de sobretensão, pára-raios, etc. Fonte: Sala de Elétrica

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page