top of page
  • Foto do escritorAndré Habib

Os tipos de sensores (parte 2/2)


No primeiro artigo da nossa pequena série sobre sensores, conhecemos um pouco sobre os sensores do tipo: acústico, elétrico e magnéticos. Nessa segunda parte será a vez de tratar sobre os tipos: mecânico, óptico e térmico.

Sensor mecânico

Como sugere o próprio nome, são sensores que se utilizam de recursos mecânicos em seu funcionamento. São usados para detecção de diversas situações, tais como: abertura ou fechamento de portas, presença e posicionamento de objetos, etc. Uma de suas variações mais conhecidas é o sensor de fim de curso. Um exemplo bastante conhecido de uso desse tipo de sensor está nos portões automáticos. Nessa situação, ao detectar que o portão está totalmente abetro ou fechado, o mesmo providencia o envio de sinal para o componente responsável pelo desligamento automático do motor.

Sensor óptico

Muito utilizados portas de elevador, mouses de computador, leitores de código de barra, sistemas ré de muitos veículos modernos, etc., são também conhecidos como sensores fotoelétricos, cuja base para o funcionamento é a propagação da luz.

Sensor térmico

São sensores que agem sob uma determinada mudança de temperatura. Bastante conhecido de todos nós, o termômetro é um exemplo desse tipo de sensor. Aqui vale citar o exemplo de uma câmera frigorífica que precisa funcionar sob uma determinada temperatura. Um sensor térmico nessa situação realizaria a tarefa de identificação de aumento ou diminuição dessa temperatura e envia um sinal ao sistema para que o equipamento responsável entre em ação.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page